Coordenador : Fabio Roberto Barbolo Alonso
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394108.2206.356917.18042023
Departamento/Setor: STA
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Gestores organizacionais, estudantes e público em geral interessado em maximizar a saúde mental e a qualidade de vida no trabalhador.
Local de atuação: Atividades remotas e presenciais nos campi da UFF
Objetivo
• Objetivo geral: Apresentar e discutir junto à comunidade em geral os conceitos relacionados à temática da Espiritualidade nas Organizações, assim como os seus desdobramentos na realidade cotidiana do mundo do trabalho Objetivos específicos: - Estudar e refletir sobre os princípios conceituais da temática da Espiritualidade nas organizações junto às comunidades externa e acadêmica, de modo a difundir melhores práticas e ambientes de trabalho. - Apresentar a gestores e líderes empresariais e institucionais em geral os fundamentos da Espiritualidade nas organizações - Refletir junto à comunidade estudantil, em especial, sobre as suas aspirações e objetivos profissionais, buscando relacioná-los aos ideais de missão de vida e às formas desejadas de relacionamento interpessoal ao longo da vida. - Promover grupos de estudo, eventos e cursos de extensão relacionados ao tema proposto. - Auxiliar na promoção da saúde mental e da qualidade de vida de indivíduos envolvidos em relações de trabalho marcadas por estresse e patologias dos mais variados tipos
Resumo
Este projeto tem como fundamento apresentar e discutir a ideia de Espiritualidade nas organizações e as suas possibilidades de aplicação prática nos ambientes de trabalho. Partindo dos princípios básicos da noção de espiritualidade, no caso as crenças na transcendência da vida material e a busca pelo sentido existencial, iremos discutir estratégias e modelos de organização das atividades laborativas que possam favorecer estes aspectos na vida de cada indivíduo. Pensar a ideia de espiritualidade nas organizações significa pensar um ambiente de trabalho que favoreça o desenvolvimento interior e a realização pessoal de cada sujeito. O trabalho estaria se integrando, desta forma, aos aspectos pessoais e íntimos da vida de cada sujeito, pois estaria relacionado aos objetivos de vida, características pessoais e à própria vida fora do trabalho. Daí a ideia de transcendência no trabalho, que significa incluir e entender este aspecto das nossas vidas como parte da nossa essência pessoal, da nossa missão de vida e do nosso desenvolvimento, que deve possuir um sentido para além da provisão material. A partir destes princípios, iremos debater questões como a importância do incentivo à autonomia, à criatividade pessoal, ao diálogo nos diferentes tipos de hierarquia, à estratégias de resolução de conflitos e à relações saudáveis no ambiente de trabalho. A noção de espiritualidade nas organizações estaria assim associada à um ambiente saudável e motivador para o indivíduo, o que resultaria em funcionários produtivos e dedicados à sua atividade laborativa.